10-09-2007-Ilha Solteira

Ilha foi recomendada pelo meu amigo Marçal a visitar esta cidade que para ele é a melhor do mundo. Para ajudar no deslocamento e indicações, fomos recomendados a procurar a sua família para ajudar nesta tarefa. Chegando a Ilha fomos direto ao Camping Municipal na Praia Catarina. Realmente uma área fantástica, mas sem estrutura para MH e a área de Camping em reforma. Lugar para banho, quiosque lanche, a segurança é feita pela Guarda Municipal, pode ser uma ótima opção (custo para dormir R$ 5,00 por pessoa). No meu caso que estava só e devido ser segunda-feira, fui dormir em um posto (Auto Posto West – Av. 15 de Outubro 1408).

Na nossa chegada fizemos contato com a Dona Dirce mãe do Marçal que em conjunto da Milena (irmão) foram mais que cicerone foram amigas que nos deram todos as informações e história de Ilha Solteira. Era um subdistrito de Pereira Barreto, e devido o grande contingente para a construção (inicio 1968) da Usina, a mesma foi emancipada em 30 de Dezembro de 1991. O nome da cidade originou-se de uma ilha flutuante existente no Rio Paraná, este represado para dar origem à usina. Abaixo da barragem a Ilha ainda pode ser vista.

A cidade foi planejada (obra da CESP) e muito interessante à forma de organização. A avenida Central se se chama Brasil. O lado Norte da cidade, as ruas possuem nomes dos Estados do Norte, e lado Sul por sua vez as ruas possuem nomes dos Estados do Sul. Travessas das ruas são denominadas Passeios com nomes das cidades dos estados Norte ou Sul.

Na entrada da cidade temos um portal denominado “Monumento dos Barrageiros” onde reflete a grande obra do homem, ou seja: as colunas são as barragens, as ondas são o rio e as bolas acima das colunas são as cabeças dos homens. No centro da Avenida Brasil há uma estrela com 20 pontas que simbolizam as comportas da Usina.

VER FOTOS