22-02-2009-Deslocamento Villa General Belgrano AR x Termas do Arapey UR

Dia 20 a 22 de Fevereiro de 2009

Sexta-Feira a Domingo

Dia 20.02 – Saímos da Villa General Belgrano com destino a Arroyto, que por sinal tem uma história interessante.

Nosso amigo Francisco Moraes, que nos encontramos em duas das três Etapas do Projeto Águia o Sonho (2ª Etapa em Ouro Preto e na 3ª em Curitiba), tem um amigo nesta cidade, e vendo o Mapa do nosso Roteiro fez questão que conhecêssemos o Hipólito e sua esposa Gladys.

Nos deslocamos pela Valle de Calamuchita, em estrada bastante sinuosa e estreita, passando por muitas Villas e Cidades com nomes para nós estranhos (Transito, Devoto) e o belo Dique e Represa – Los Molinos.

Parte desta região teve a colonização Italiana e vimos que na placa da Villa ou Cidade sempre está associada uma cidade “Hermana na Itália”.

Foi muito bom conhecer o casal Hipólito e Gladys, uma vez que temos muitas coisas em comum, viajar e andar de moto são algumas delas.

Mais uma vez, falamos e comparamos os Paises em que vivemos, e chegamos às mesmas conclusões: São Países bons para se morar. O que estraga são os Políticos, sempre pensando nos seus interesses e não da população.

Como ficamos até muito tarde conversando e no dia seguinte nos atrasamos para sair, vamos fazer o deslocamento até Termas do Arapey em dois dias.

Dia 21.02 – No deslocamento nada a destacar, somente que a região é agrícola com soja e milho. Passamos por Córdoba e Santa Fé por um Anel Viário e sem programarmos paradas uma vez que as cidades não dispõem de grandes atrações turísticas.

Programamos a nossa parada para a Cidade de San Salvador. Chegando nesta cidade tem um Posto YPF onde abastecemos (por falta de combustível na região nos abasteceram somente do $ 50,00).

Seria um ótimo lugar para pernoitarmos (nossa visão), mas não nos foi permitido devido ao tamanho do Motor Home e que a Cia. Distribuidora de Combustível poderia vir a qualquer momento descarregar e poderíamos atrapalhar.

Quando estava de saída do Posto apareceu uma senhora, Dona Vivi que muito gentil ofereceu o outro posto da rede (que vende Gás Rota 18 km 218) na mesma rodovia (1 km a frente) e arrumaria luz e um lugar seguro para pernoitarmos. Chegamos no Posto o responsável (Matias) da noite já tinha recebido a orientação e nos acomodou em um ótimo lugar.

Conhecemos também o Gustavo e Paulo da Gomeria do Posto onde ficamos batendo um papo e trocando informações.

Dia 22.02 – A ligação entre as Províncias de Santa Fé para Entre Rios, tem o Túnel Paraná com 3 km de extensão e que passa por baixo do leito do Rio Paraná.

Quando estávamos preparando a viagem para o Mercosul, ouvimos muitas histórias a respeito dos Policiais de Rodovias do Estado de Entre Rios, gostam de criar problema ameaçando com multas pesadas infrações que não tem sentido somente para pegar uma propina.

Devido estes comentários entramos nesta Província um pouco preocupados.

Não sabemos se isto acabou nos influenciando, mas tivemos uma impressão muito ruim assim que saímos do Túnel já nesta Província – Jardins sem cuidado com muito mato, uma impressão de abandono, ruas sujas. Na Rota que os leva até Salta nada a destacar, somente muito eucalipto e pasto.

Passamos por 4 posto de Policia mas fomos parados apenas em 1, não houve problemas somente apresentação de documentos.

Chegamos com grande expectativa nas Termas do Arapey uma vez que no Brasil e principalmente quem utiliza Motor Home para as suas viagens, conhecem e falam muito deste local.

Chegando na portaria pagamos para ficar 2 dias e caso fossemos ficar mais, na terça deveríamos renovar por mais um período. Depois de cadastrado e pagar, a recepcionista nos entregou o passe e falou que poderíamos escolher a vaga, pois estava livre. Vi no mapa o espaço era grande, perguntei se havia uma área especifica para Motor Home. Resposta hoje está livre. Nos deslocamos para o local indicado, começamos a ver que havíamos entrado em uma grande fria.

Tinha tanta gente a pé, de carro (com as tampas traseiras aberta e aquele som alto), muitos andando com bebida nas mãos, outros desfilando de carro pelas ruas.

Continuamos seguindo para a área de Camping, e ai a casa caiu kkkkkkk, não era um Acampamento e sim um Assentamento do MST que estamos acostumados a ver no Brasil. Não havia organização, impossível chegar em algum lugar e de Motor Home pior ainda, barracas amontoadas, carros em lugares inadequados som muito alto um absurdo.

Neste momento paramos para fotografar para dizer que não somos chatos ou coisa qualquer. Olhamos um para o outro e falamos “Aqui não dá”. Seguimos para a Administração e falamos o que estava acontecendo, na hora devolveram o dinheiro, fiquei sabendo o Camping é para 300 barracas, mas tinham mais de 500. Perguntei o porque não controlar a entrada “Sabe como é, a pessoa vem de longe e não podemos deixar voltar alegando falta de lugar”.

Temos que ressaltar a presteza do pessoal da Administração, pediram desculpas e sempre prestativos nas informações.

Como não havíamos almoçado, resolvemos almoçar no Hotel 3 estrelas que tem no complexo sendo que o Restaurante é arrendado para um Grupo Paradise que por sinal um ótimo atendimento e boa comida.

Depois do almoço voltei a administração e falando com o pessoal explicando que não queria viajar naquele horário pois já estava tarde, e se me autorizavam a parar ao lado do hotel e dormir para seguir viajem. Nos autorizaram imediatamente só que não poderiam nos ceder a luz. Isto foi resolvido com os Proprietários do Restaurante Paradise,Vivian Paez e Daniel Gimenez, que nos cederam luz e fizemos as 3 refeições uma vez que vamos sair na manhã desta segunda feira.

Somente um fato a lamentar, o ponto que foi indicado para ligar era do Hotel e em determinado momento um cara da Manutenção do Complexo (que devia estar de mal com o mundo) simplesmente cortou o cabo que alimentava a nossa extensão. Não estamos criticando ao fato e sim a forma, pois o mesmo estava presente na Administração e viu quando a chefia me autorizou a ficar neste local e a luz deveria negociar com o Restaurante. Desta forma podia simplesmente nos chamar uma vez que estávamos dentro do Motor Home para dizer que estava ligado em lugar errado e que não poderia ficar. Depois do corte trocamos de tomada, colocamos na do Restaurante e tudo bem.

Isto mostra somente o desmando e como estava a situação, pois tinha muito mais gente que o Complexo comporta, deveriam ter muito problemas, inclusive de segurança, pagamos o pato kkkkk.

Isto não pode manchar a imagem que temos de todos que sempre estão próximos de nós, nos ajudando e isto que é importante.

VER FOTOS