07-07-2010-Passeio para Humahuaca e Iturbe

Hoje começamos bem o dia, as 6:30 hs o frio dentro do Motor Home de 2,2 graus.

O frio nos pegou de surpresa uma vez que até agora os dias tem sido com temperaturas em torno de 20 graus e a noite não tinha esfriado tanto.

Tivemos que pegar pelo menos mais dois cobertores e ficar na cama até as 9:30 hs, esperando que o sol esquentasse um pouco fora e dentro do Motor Home.

Para o Juan e Mônica também foram surpreendidos com o frio, a ponto de não terem ligado o aquecedor que dispõe no equipamento.

Nossa programação de foi seguir mais ao norte (40 km) para a cidade de Humahuaca, vilarejo que vive do turismo e a grande atração é as 12:00 hs o santo São Francisco do Solário em madeira sai de uma cúpula para dar benção aos turistas.

Chegamos 15 minutos antes, a praça estava cheia de turista, e no horário previsto o mesmo sai e faz a benção.

Reencontramos (estão hospedados no mesmo complexo de Hotel/Camping onde estamos) o casal Julio e Ana de Ponta Grossa do Paraná que estão fazendo o Norte Argentino e o Deserto do Atacama de Moto, está é a terceira vez que vêem para a Argentina.

Resolvemos seguir mais ao norte para uma cidade chamada Iruya distante 70 km de Humahuaca onde a atração era a estrada que levava até o vilarejo.

Depois de nos deslocarmos pela ruta 9 por 40 km, tinha uma indicação para Iruya por ripio.

Como o mesmo estava muito ruim seguimos por 7 km até o vilarejo de Iturbe e abortamos a ida para Ituya.

Conhecemos o Vilarejo onde não conseguimos entender como podem viver em um lugar tão sem nada.

Vale ressaltar que hoje chegamos a menos de 100 km da fronteira da Bolívia por território Argentino e isto nos trouxe um fato: Estivemos nos pontos mais extremos da Argentina de Norte a Sul e de Leste a Oeste uma conquista.

 VER FOTOS