Projeto Águia – Estrada Real

Roteiro
“Estrada Real”

Roteiro pela Estrada Velha de Diamantina a Paraty

Definições do Projeto Águia

Quando elaboramos o “Projeto Águia”, tínhamos claramente a intenção de depois de concluirmos as Etapas programadas continuar viajando, é o que estamos planejando e fazendo.
Nossos Amigos Reais e Virtuais sempre nos perguntam:
“Qual vai ser a próxima Etapa” ou
“Acompanhar o site Motor Home na Estrada é fazer uma viagem virtual” ou
“Estamos sentindo falta de ler todos os dias as novidades do site Motor Home na Estrada” e muito mais.
Desta forma estamos a partir deste momento definindo:
“Projeto Águia”, passa a ser a logomarca das nossas viagens.
“O Sonho”, “Estrada Real”, e outras que virão em breve, passam a ser o nome de Roteiro (Viagens) que estaremos realizando.

Forma de Viajar

Optamos nesta nova fase de nossas vidas viajar de Motor Home, pois em nossa avaliação é o melhor (Custo/Beneficio) de deslocamento, tendo a oportunidade de conhecer novos lugares (que não são visitados normalmente em viagens de férias), pessoas e costumes regionais.
Também outro fator muito importante da forma escolhida, foi à liberdade dos Roteiros e Tempo de permanência.
Neste período de viagem, temos tido a oportunidade de conhecer muitos lugares. Devido o tamanho do Motor Home, e alguns caminhos de difícil acesso, fizeram com que não pudemos nos aventurar um pouco mais.
Como a nossa meta é viajar, e o meio é uma forma, neste novo Roteiro “Estrada Real”, vamos nos deslocar em uma Caminhonete S10 e utilizar os recursos disponíveis para hospedagem e alimentação.

Introdução da Estrada Real

A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas.

Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.

Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um “caminho novo”.

A rota de Paraty passou a ser o “caminho velho”, a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.

Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte.

Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história de Minas e do Brasil.

Assim como as riquezas que foram extraídas da terra, venha explorar as belezas da região, a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro em um passeio inesquecível pela Estrada Real.

A Estrada Real abrange 198 municípios (168 em Minas Gerais) e 15 Circuitos Turísticos. O grande potencial turístico da região permite o desenvolvimento de diversas modalidades de turismo: ecoturismo, rural, de saúde, religioso, esotérico, esportivo, de negócios, gastronômico, histórico, cultural.

foto1