12-02-2009-Deslocamento de Mendoza x San Rafael + Passeio

Dias 11 a 12 de Fevereiro de 2009

Quarta e Quinta-Feira

Nos deslocamos pela Rota 40, tendo a Cordilheira sempre ao nosso lado direto, uma imagem fantástica montanhas com altura impressionante e tendo em seu cume ainda muita neve.

A bela paisagem verde com grandes árvores, videiras, oliveiras nos acompanharam até Piedra Branca (127 km de Mendoza) onde neste local saímos para pegar a Rota 143, e ai ocorre a grande mudança de paisagem.

Deste ponto à vegetação passa a ser rasteira, seca, sem vida, horizonte a perder de vista sem nada pela frente e a estrada com muitas retas.

Chegando a San Rafael, já na entrada vimos a grande preocupação com o verde e o aproveitamento da água uma vez que os canais estão presentes para irrigação da árvores e plantações.

San Rafael não tem grandes atrações turísticas, sendo que aqui se concentram todas as agencias de turismo para passeio no Valle Grande e o Cânon del Atuel.

Acertamos este passeio para o dia seguinte.

Seguimos para o Parque Mariano Moreno onde fica o Camping El Parador, este com boa estrutura e instalações para Motor Home. ( complejoelparador.alojar.com.ar além da atenção dos proprietários que moram no local ).

Dia 12.02 – Hoje fomos fazer o Passeio do Cânon del Atuel, que tem 45 km para ser percorrido em seu interior.

Neste passeio o que mais impressiona alem do Cânon é a forma de aproveitamento da água.

Fizeram 3 diques no Rio Atuel (que é formado por degelo) para geração de energia elétrica.

Como a queda de água era pequena, tiveram que levar as turbinas geradoras rio abaixo.

A região sendo muito Arida, e para evitar perda de água pelo leito do Rio, fizeram dutos (obra que levou 30 anos) pelas montanhas entre os diques e as turbinas isto em todos os diques e usinas (em um total de 4).

Durante os 45 km que fizemos margeando o leito do rio em pleno Cânon não se vê nada de água correndo pelo leito ou na saída das usinas, água somente nos diques.

Durante o percurso a guia nos mostra as infinidades de formatos que aparecem nas pedras.

Depois de gerar a energia e correr por dentro das montanhas o Rio Atuel em Valle Grande passa a correr em seu leito, ai ganha vida, uma ótima corredeira com muitas atividades de lazer, esportes radicais, camping, cabanas, hotéis, casas de veraneio.

Na parada em Valle Grande parte do grupo foi fazer um Rafting de 9 km pelo Rio.

Seguimos para conhecer mais uma Bodega Artesanal, que como novidade era a desidratação de Damasco, Pêssego, Tomate, Pêra e Ameixa .

Conhecemos processo e tivemos a possibilidade de degustar os vinhos e os produtos.

A parte mais legal deste passeio foi a nossa guia Verônica (que por sinal uma simpatia) que quando veio nos buscar no Camping e soube que éramos Brasileiros queria aprender a falar Português.

Durante todo o dia fomos passando as informações que ela queria saber a todo o momento e demos muitas risadas. O motorista Galego também um cara muito legal que estava sempre ajudando com informações e até fotografando quando solicitado.

 

VER FOTOS