Chegar em Paraty foi mais uma grande conquista, pelo Roteiro que nos levou ao passado, como também a realização de mais um Sonho.
Percorremos pela “Estrada Real” 1.575 km e um total desde a nossa saída de 2.772 km.
Conhecer o caminho da “Estrada Real” foi uma grande realização, visitar as cidades, vilarejos e pequenas arraias foi muito interessante, ver como as pessoas vivem e principalmente o que restou do ciclo do Ouro e Diamante na região.
Em todo o nosso deslocamento o que mais nos chamou a atenção foi ver o poder da Igreja na época, em todos os locais de apoio eram construídas grandes igrejas sendo sempre o maior prédio do local e deveria ser visto sempre a longa distância.
Hoje tirando os grandes centros como Diamantina e Ouro Preto, todas as outras cidades são lugares muito tranqüilos e ótimos para conhecer.
Outra constatação deste Roteiro é ver que toda a riqueza que foi extraída acabou não beneficiando em nada a região, somente o que restou foi à história, Igrejas, Casarios e Monumentos.
Também acabamos de crer que o Patrimônio Histórico Nacional está se acabando, praticamente todos os monumentos estão se deteriorando, mesmo aqueles que a iniciativa privada restaurou, uma vês que depois do restauro falta a manutenção.
Da “Estrada Real” temos que dizer que andar pelo caminho do Ouro e do Diamante foi realmente uma grande experiência. Durante os deslocamentos na “Estrada Real” foi muito tranquilo, pois os Marcos estão bem posicionados e com informações úteis da história e do local.
O único grande problema da “Estrada Real” é como falamos varias vezes em nossos relatos foram à entrada e saída das cidades.