17-02-2009-Deslocamento de San Rafael x Santa Rosa de Calamuchita + Passeio

Dia 13 a 17 de Fevereiro de 2009

Sexta a Terça-Feira

Dia 13 e 14.02. – Saímos de San Rafael com uma alteração no nosso plano de viagem.

Aceitamos o convite do nosso amigo Juan José (que conhecemos no Camping de Vila La Angostura) e família para visitá-los em sua cidade, na realidade é um pequeno povoado que não chega a 3.000 pessoas.

Saímos pela Rota 146 em direção a San Luis. Nos chamou a atenção que depois da cidade de Santo Coman a vegetação passou a ser rasteira, sem vida e muitas retas, sendo que a mais longa chegou a medir 112 km.

Passar este trecho foi muito difícil além das grandes retas, pouco movimento, uma paisagem que não tem nada para se observar, e ainda muito calor.

Chegando a cidade de San Luis por volta das 15:00 hs., a cidade estava praticamente deserta uma vez que era a hora da ciesta (das 13:00 hs as 17:00 hs), onde tudo praticamente fecha.

Saimos de San Luiz pela Rota 7, pista dupla e iluminação até a divisa com a Província de Córdoba.

Esta região é grande produtora de grão com um visual maravilhoso das plantações (soja, milho, girassol).

Nesta Rota os pontos de apoios são poucos ou quase nada. Próximo à entrada da Cidade de Vicuña Mackena tem uma estação de serviço da Petrobras muito boa, com todos os serviços necessários e até comida por kg. Fizemos a pernoite onde nos forneceram luz e água.

Seguimos para a Cidade de Venado Tuerto, próximo desta cidade fica o vilarejo onde o Juan mora. Ao chegar foi uma grande festa. Fomos visitar uma plantação de soja e de milho e o dia a dia da região.

O Juan prometeu e cumpriu, fez um assado a moda Argentina e para retribuir fiz Caipirinha com uma boa cachaça que tinha levado. Ficamos até tarde batendo papo, falando de viajem, comparando os dois paises nos mais diferentes aspectos.

O filho Emiliano estuda em Rio Cuarto, ficamos de no dia seguinte passar pela faculdade para encontrar uma vez que iríamos passar em frente.

Novamente fizemos nova mudança no roteiro. Dos muitos assuntos que falamos com Juan um dos principais foram os locais que poderíamos visitar na região e nos indicou Santa Rosa de Calamuchita que fica na região da serra de Córdoba.

Dia 15.02. – Seguimos para Rio Cuarto para encontrar o Emiliano e seguir para Santa Rosa de Calamuchita. Chegamos no final da tarde/noite onde pegamos muito movimento no sentido contrário uma vez que as pessoas estavam voltando de um final de semana na serra.

Toda está região teve influencia alemã e até hoje mantém cultura, edificações e hábitos.

Chegando em Santa Rosa de Calamuchita nos instalamos no Camping La Granja bem próximo ao centro da cidade. Fomos recebidos casal João Roberto e Estela Maris (proprietários) que nos acomodaram. Durante a nossa estada, o casal sempre nos atendeu com muita disposição, e alegria de quem gosta do que faz.

Essa região é formada por muitas outras pequenas cidades e vilas.

Dia 17.02 – Hoje contratamos uma excursão para visitar a Vila La Cumbrecita, está criada pela colônia alemã. Hoje tem restrição para entrada de carro por suas ruas e as construções estão cravadas em plena serra.

VER FOTOS