Hoje começamos a conhecer as dificuldades da “Estrada Real”.
Iniciamos o dia dando uma volta na Cidade de Serro para conhecer o Centro e suas principais Igrejas.
A Primeira dificuldade que encontramos foi acertar a saída da Cidade de Serro para o Roteiro “Estrada Real”.
Todas as cidades que estão às margens da “Estrada Real” querem ter o titulo de dizer que esta estrada passa em seu Município e ai gera a confusão.
Na saída da Cidade de Serro recebemos uma indicação errada, tomamos a estrada que iria nos levar para Conceição do Mato Dentro, mas não pela “Estrada Real” que queríamos. Tivemos que dar uma volta de aproximadamente 50 km para voltar até Serro.
Identificamos a saída correta e retomamos o Roteiro “Estrada Real”.
Hoje fizemos: Alvorada de Minas, Itapanhoacanga, Santo Antonio do Norte, Córregos e Conceição do Mato Dentro em um total de 142 km.
O trecho de hoje foi muito interessante, pois a variação de piso deste Roteiro foi do Asfalto, pista de terra, caminhos precários e uma parte praticamente sem estrada.
Em um dos trechos da “Estrada Real” é uma MG ou seja Estrada Estadual de terra com muita poeira e movimentada.
Nos trechos de menos trafego o piso com muita pedra, pista estreita que vai contornando as montanhas em paisagens maravilhosas.
Mas o trecho que nos deu mais preocupação foi atravessar pelo topo da Serra que liga Santo Antonio do Norte a Córregos, praticamente não tinha estrada e no ponto mais alto muita erosão, fez redobrarmos a atenção. Ai entrou o papel do Zequinha, ou seja, a Silvia foi me guiando a pé para atravessar os piores lugares.
Neste trecho o que nos chamou a atenção é como pessoas vivem em lugares tão distante com poucos recursos e um grande grau de dificuldade para se locomoverem, uma vez que para se chegar nestes lugares vem por estrada muito ruins e montanhosas.
Chegando em Conceição do Mato Dentro nos hospedamos na Pousada Santa Inês. A noite fomos conhecer uma iguaria da cidade no Solar da LiLi que é o pastel de Angu.
VER FOTOS