Como foi dito anteriormente, fazer as “Viagens Teste” é muito importante para identificar necessidades de melhorias, adaptações nossas com o novo equipamento, manutenção, dimensionamento geral dos equipamentos, etc;
Alguns itens identificados para correções foram feitos e já descritos na 1° Viagem Teste.
Agora vamos descrever as ações que tivemos que fazer durante o período em que ficamos parados até a próxima saída:
Antena da TV Digital:
Na nossa chegada em Curitiba na Só Trailer notamos que havia quebrado o suporte da Antena, sendo que, a mesma estava dependurada na lateral da Camper.
Analisando como a mesma quebrou, acredito que foi do vento lateral, pois tem um formato próprio em Cunha, onde não sofre com o vento frontal.
Caixa D’água Servida:
Na 1ª “Viagem Teste” a mesma apresentou um pequeno vazamento.
No 2ª “Viagem Teste” esse vazamento aumentou muito principalmente quando passava de 3/4 da sua capacidade.
Retornando, desmontei todo o sistema e retirei a caixa para verificação.
Foi identificado que havia um fresta na solda em um dos cantos.
Fiz contato com o fabricante DAMEK que, mesmo fora da garantia de Nota Fiscal, mas com apenas duas vezes de uso, prontamente se prontificou a fazer a análise e reparo.
DAMEK empresa séria e em momento algum se recusou a fazer a análise do problema, mesmo estando fora da Garantia.
Sistema abastecimento e ladrão da água servida:
Esse sistema, o primeiro que tínhamos não se mostrou eficiente por falta de registros, pois havia desperdício de água e um ladrão que não funcionava bem.
Refis todo o sistema.
Torneira Filtro:
Outro ponto que durante os testes para nós não funcionou foi a Torneira Filtro.
Devido ao tamanho da Cuba (pequena) necessária devido o pouco espaço e a bica ser fixa e o orifício do filtro ser fino, havia muitos respingos fora da Cuba e molhava o chão e os acentos da Dinet. Vale lembrar que devido o sistema de água dentro da Camper e feito através de uma bomba, o que faz ter muita pressão nas torneiras.
Resolvemos trocar por uma torneira com aste flexível.
Sistema da Energia Solar:
Durante a 2ª Viagem Teste, percebemos que o sistema de energia solar instalado supria o consumo, mas não produzia carga adicional para deixar a bateria carregada.
Hoje estava instalado uma placa de 150w com uma bateria estacionaria de 165 amperes.
Com essa deficiência na geração de energia pode comprometer a autonomia a noite. Dessa forma, optamos em instalar uma segunda placa de 155w e trocar o Controlador para 20 amperes, assim, passamos a ter um total de 305w.
Em Fevereiro iremos fazer a 3ª Viagem Teste para o resultado.
Dando continuidade aos pontos de melhoria na Camper, identificados durante as Viagens Testes, hoje fizemos detalhes que trará melhoria no manuseio diário e outros necessários. Instalamos o suporte de segurança do toldo traseiro, com um dispositivo que evita o mesmo abrir em deslocamento e sem a necessidade de ter que subir em uma escada para amarrar:
Fizemos a instalação da escada de acesso a Camper em substituição a que tínhamos utilizado, que era menos segura:
Escada anterior
A nova escada de acesso foi montada de uma forma que além de ficar fixa e segura quando em uso, pode ser retirada nos deslocamentos:
Outro item que instalamos foram os suportes para o toldo lateral:
Baú porta Treco:
Pelas características da Camper de ser um pequeno espaço e todos bem estudados para acondicionar armários, box do banheiro, cozinha e dinet, praticamente não sobra nenhum espaço dentro para colocar coisas que são importante levar como: ferramentas, peças de manutenção, produtos biodigestor, produtos de higiene e limpeza, etc….
Na primeira viagem levamos tudo no banco traseiro da caminhonete, o que é proibido por lei e também uma grande bagunça.
Para a Segunda Viagem Teste, resolvemos fazer um Baú Porta Treco acima da caixa de água.
Como se tratava de Teste foi feita em madeira.
A vantagem de fazer um Baú podemos limitar o que levar, ou seja, só o necessário, o que não aconteceu na Primeira Viagem Teste que lotou o banco de trás da caminhonete:
O teste foi um sucesso, ai resolvemos fazer uma peça em chapa de 1mm dobrada e fixada acima da caixa de água:
Sapatas de Sustentação da Camper:
Esse item sempre foi um ponto de atenção e de dor de cabeça.
Eu nunca quis viajar com as sapatas montadas, uma vez que acho muito perigoso.
Outra questão é como levar.
Até a Segunda viagem as sapatas dianteiras estavam colocadas na beira da caçamba aproveitando encaixes e suporte que foram feitos.
Buscando uma solução desde o início, hoje a sapata dianteira ficará fixa na Camper com uma trava na própria:
Quanto as sapatas traseiras essas serão colocadas em espaço lateral entre a caçamba x Camper.
Outro item que também tinha que passar por uma solução eram as manivelas de acionamento das sapatas, uma vez que são fixas e ficava difícil de guardar e limitava muito o manuseio:
Para resolver essa questão serramos a manivela, soldamos uma porca 21′ e na outra ponta soldamos um pitu de 21′, dessa forma as manivelas são desconectadas da sapata: