18-08-2010-Deslocamento de Salta para San Pedro do Atacama

Durante muitos anos escutamos e lemos histórias de viajantes que desafiaram tudo para chegar nesta localidade, com o espírito aventureiro e de viajante não podíamos deixar de colocar este destino no Projeto Águia.

Hoje saímos ao amanhecer para a realização de mais um objetivo que é de conhecer o Deserto do Atacama.

Conforme informamos dias atrás, optamos em ir de carro partindo de Salta onde o Motor Home ficou estacionado no Camping Carlos Xamena.

Alugamos um Chevrolet Corsa Seda 1.4 cc e mesmo assim para subir o Costa de Lipan tivemos que por muitas vezes subir em 2ª macha, subida forte e com curvas fechadas, a altitude máxima é de 4.170 mtrs acima do mar na Costa de Lipan.

Durante este trecho rodamos por muitos km acima dos 4.000 metros acima do nível do mar, sendo o ponto mais alto atingida foi de 4.830 metros acima do nível do mar.

Como já tinha sentido os efeitos da altitude me preparei melhor agora kkkk. Passando pela cidade de Purmamarca compramos um saquinho de folha de coca (deve estar fresca), colocando na boca e fui até San Pedro do Atacama sem sentir os efeitos da altitude.

Para os passageiros que estavam no carro é que reclamaram um pouco da situação uma vez que durante todo o caminho não parei de falar e contar histórias kkkkkk., mas sempre muito disposto.

No ponto mais alto os rios estavam congelados e o Diego teve a oportunidade de andar sobre a água congelada. O frio era muito grande e a sensação térmica era de uma temperatura muito negativa.

Passamos por Susques, um povoado perdido no meio do nada, mas se tiver que parar é uma alternativa, pois daí para frente as coisas ficam piores pois a temperatura vai ficando cada vez mais baixa.

No passo de Jama a 700 mts. Antes do posto Aduaneiro da Argentina tem um ACA/YPF muito bem montado e é uma opção de parada, o único problema é o frio, pois durante a onda polar que passou pela Argentina a temperatura foi de -20º graus negativos.

Fizemos a aduana Argentina sem qualquer problema, mas a mesma é muito desorganizada e acanhada.

A paisagem durante este trecho é realmente muito bonita ,com formações rochosas incríveis.

Chegando a San Pedro do Atacama notamos que havíamos esquecido a nossa Bandeira do Brasil no Motor Home em Salta, mas não deixamos de registrar a nossa chegada e cumpri mais um Sonho.

Chegando em San Pedro do Atacama fomos direto para o Hostel Puritama, que por indicação do Juliano e Ana (de Ponta Grossa que fizeram esta viagem de Moto e nos encontramos em Tilcara).

Saímos para dar uma volta pela cidade para conhecermos e as alternativas de passeios nos pontos turísticos.

Alguns passeios podem ser feitos de carro que estamos, mas o passeio mais interessante que são os

Geyser del Tatio, optamos em não fazer devido termos que enfrentar uma temperatura de -20 graus ao amanhecer, está é uma condição deste passeio, pois o horário de saída é as 4:30 horas da manhã.

Também a cidade não nos motivou a ficar os dois dias que havíamos programado desta forma resolvemos ir embora um dia antes do previsto.

Vale ressaltar que devido a sua localização e a dificuldade de chegar a está cidade tudo é muito caro.

VER FOTOS